Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mudança do Clima > Adaptação > Plano Nacional de Adaptação
Início do conteúdo da página

Plano Nacional de Adaptação

Publicado: Segunda, 24 Fevereiro 2014 10:43 Última modificação: Sexta, 03 Novembro 2017 18:48




pna

O Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), instituído em 10 de maio de 2016 por meio da Portaria nº 150, é um instrumento elaborado pelo governo federal em colaboração com a sociedade civil, setor privado e governos estaduais que tem como objetivo promover a redução da vulnerabilidade nacional à mudança do clima e realizar uma gestão do risco associada a esse fenômeno.

Uma estratégia de adaptação envolve a identificação da exposição do país a impactos atuais e futuros com base em projeções de clima, a identificação e análise da vulnerabilidade à esses possíveis impactos e a definição de ações e diretrizes que promovam a adaptação voltadas para cada setor.

Na elaboração do PNA foram considerados 11 setores, representados pelos órgãos governamentais competentes. Os setores abordados foram: Agricultura (Agriculture), Recursos Hídricos (Water Resources), Segurança Alimentar e Nutricional (Food and Nutriti onal Security), Biodiversidade (Biodiversity and Ecosystems), Cidades (Cities), Gestão de Risco de Desastres (Disaster Risk Management), Indústria e Mineração (Industry and Mining), Infraestrutura (Infrastructure), Povos e Populações Vulneráveis (Vulnerable Populations), Saúde (Health) e Zonas Costeiras (Coastal Zones).

Após 01 (um) ano de vigência do PNA, o Ministério do Meio Ambiente lança o 1º Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano, apresentando os avanços para o alcance de seus objetivos. Para conhecer o relatório, clique na figura abaixo:

1º RELATÓRIO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PNA - 2016/2017

                                             Capa MA            Anexos
                                              1º Relatório M&A                    Anexo
                                              (English Version)

CONHEÇA O PLANO

                  sumario executivo                       Vol2 copy                         vol2
                   Sumário Executivo                           Estratégia Geral                  Estratégias Setoriais e Temáticas
                                      
                        BOOK PNA Executive Summary v1                             PNA Volume I EN FINAL                    BOOK PNA Volume II v4
                Executive Summary                         General Strategy                Sectoral and Thematic Strategies


Clique na figura e conheça o histórico de elaboração do PNA

Linha do tempo
O PNA em ação:

Metas do PNA



A atuação do Governo Federal para promover a adaptação à mudança do clima deve ser estruturante para um processo de desenvolvimento resiliente sob diversos recortes setoriais e temáticos. A partir da observação de melhores práticas existentes no contexto doméstico e internacional e, do diálogo com a sociedade, governos e setor privado, foi definido que a gestão do conhecimento e informação e a definição de mecanismos de coordenação são objetivos específicos do PNA. Com vistas a operacionalizar esses objetivos específicos, foram estabelecidas metas estruturantes para a agenda de adaptação. Clique aqui e conheça as metas transversais do PNA. 



Revista Adaptação

Esta revista é uma produção da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, dirigida a técnicos, sociedade civil, empresários e pesquisadores que trabalham com Mudança do Clima, e a quem busca informações sobre política ambiental. Ela foi desenvolvida por ocasião das consultas públicas do PNA e tem como objetivo subsidiar o diálogo e acolher visões dos diferentes parceiros que vem colaborando com o Ministério do Meio Ambiente no processo de elaboração do PNA.

                                                                           Capa revista
Baixar anexos:
Fim do conteúdo da página