ARPA

O maior programa de conservação de florestas tropicais do planeta.

Como apoiar

Você pode doar recursos para implementar o programa, financiando a infra-estrutura das Unidades de Conservação (UC), ou contribuir com o Fundo de Áreas Protegidas, que busca garantir a sobrevivência das UCs do Programa no longo prazo.

 

Quem pode fazer doações para o Programa ARPA?

Todos os interessados em contribuir com a conservação do meio ambiente podem fazer doações ao Programa. Entre em contato conosco para repassarmos os mecanismos para que você possa realizar sua doação! Veja listagem dos doadores do Programa e dos doadores do FAP.

 

Quero divulgar o Programa ARPA dentro da minha instituição. O ARPA libera algum tipo de material de divulgação?

No site do Arpa estão disponibilizadas várias publicações. Para verificação de disponibilidade de versão impressa, entre em contato conosco.

 

Quero fazer críticas, elogios e/ou sugestões ao Programa ARPA. Para quem eu me dirijo?

Para a Unidade de Coordenação do Programa ARPA (UCP). Nossos contatos: arpa@mma.gov.br // (61) 2028-2137.

 

A que instituições devo relatar ou denunciar desmatamento ou incêndio florestal?

Se o desmatamento ou incêndio florestal acontecer dentro de uma das Unidades de Conservação federais, a denúncia deve ser feita ao Instituto Chico Mendes por meio da Ouvidoria. Mas se acontecerem fora de Unidades de Conservação devem ser protocoladas junto ao Ibama ou ao Órgão Estadual de Meio Ambiente-OEMA.

 

Como faço para trabalhar/estagiar no Programa ARPA?

O Programa Arpa constitui um arranjo institucional com a participação de diversos parceiros, tais como os orgãos gestores das Unidades de Conservação envolvidas, que em Unidades de Conservação federal é o ICMBio, sendo coordenado pelo Ministerio do Meio Ambiente (MMA). Logo, as possibilidades de trabalho ou estágio no Programa Arpa em Unidades de Conservação bem como no seu órgão gestor devem ser enderaçadas diretamente ao responsável por sua gestão.

No âmbito da coordenação do Programa, no MMA, o ingresso no quadro funcional se dá mediante concurso público de provas e títulos, ou contratos específicos, previstos em editais.

Para se tornar estagiário da Unidade de Coordenação do Programa Arpa, maiores informações podem ser obtidas na Divisão de Capacitação, Treinamento e  Desenvolvimento (DICAD) da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (CGGP) Ministério do Meio Ambiente.

 

Como faço para participar da gestão de uma Unidade de Conservação?

Você pode participar por meio do Conselho Consultivo ou Conselho Deliberativo da Unidade de Conservação, por meio do Programa Voluntariado, ajudando a UC na conservação de sua biodiversidade ou tornando-se um membro da Brigada de Incêndio da UC.

Para se tornar um voluntário, basta clicar em Serviços, na página do Programa Voluntariado, optar por uma Unidade de Conservação e entrar em contato diretamente com a chefia da UC. Acesse agora, clicando aqui.

Clicando no nome da UC, abre a página dela contendo endereço e telefones para contato.

Para se tornar um brigadista, basta clicar em Serviços, entrar na página ‘Seja um brigadista’, optar por uma Unidade de Conservação e entrar em contato diretamente com a chefia da UC para saber quando haverá novo processo seletivo. Acesse agora, clicando aqui.

Para integrar o conselho consultivo ou deliberativo da UC, vc deve manifestar seu interesse junto à chefia da Unidade de Conservação de seu interesse. Para encontrar a UC de seu interesse acesse o mapa, clicando aqui.

Acompanhe

Receba a Newsletter

Carregando...Carregando...


Notícias

ler todas

Mapa das Unidades de Conservação

  • SEPN 505 Ed. Marie Prendi Cruz

    Bloco B - Sala 405

    CEP: 70730-540

    Brasília - DF

    Telefone.: +55 (61) 2028-2137

    Email: arpa@mma.gov.br

  • Programa ARPA. Site sob uma licença específica, seu conteúdo pode ser reproduzido desde que citada a fonte.