Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Programas, Ações e Iniciativas


Introdução

O SMC-Brasil (Sistema de Modelagem Costeira) é um pacote computacional (software) composto por metodologias de trabalho, modelos numéricos e bases de dados. A utilização de suas ferramentas permite estudos temporais de processos costeiros e quantificação das variações no litoral. Desta forma, a utilização da ferramenta SMC possibilita a construção de cenários sobre a dinâmica da linha de praia, fornecendo informações importantes para o planejamento e qualificação na tomada de decisões.

Ao pensar na zona costeira como um ambiente influenciado unicamente por ondas, marés e correntes marinhas, é natural e esperado que ocorra processos de avanço e recuo da linha de costa. Porém essa não é a única realidade da costa brasileira, espaço com 23,58% da população brasileira (CENSO IBGE, 2010).

Nela ocorre uma alta dinâmica associada à processos antrópicos que potencializam os efeitos da erosão, e causam sérios impactos sociais e econômicos, perceptíveis em várias áreas ao longo da costa, que tiveram seus contornos transformados ao longo do tempo, seja por meio da urbanização desordenada, ou por mera depredação ambiental.

Portanto, é necessário que sejam incorporadas às políticas de planejamento e ordenamento territorial os conhecimentos disponíveis sobre o tema, evitando o desperdício de recursos públicos e buscando amenizar questões relacionadas a vulnerabilidade ambiental, o risco à vida humana e manutenção do patrimônio.




III Seminário Internacional

                         III Seminário Internacional SMC-Brasil - Novembro de 2014
                             
O evento abriu a Jornada de Gerenciamento Costeiro e Planejamento Espacial Marinho que abordou assuntos variados relacionados com a gestão da Zona Costeira e Marinha, com base no intercâmbio de experiências nacionais e internacionais. Organizada e realizada pelo MMA, a Jornada iniciou dia 3 de novembro com o III Seminário Internacional de Sistema de Modelagem Costeira, seguido pelo Seminário Nacional do Gerenciamento Costeiro, dia 4 de nobembro, e a 50ª Sessão Ordinária do Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro (GI-Gerco) no dia 05 de novembro.

                                                      
 Leia mais em:
         RELATÓRIO DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL: PLANEJAMENTO INTEGRADO DO ESPAÇO MARINHO



II Seminário Internacional

                                                        II Seminário Internacional Brasil-Espanha - Abril 2013
            A experiência espanhola e a aplicação do SMC-Brasil no apoio à gestão da costa brasileira.

                                                                                       Visualizar.


I Seminário Internacional

          
                                                      I Seminário Internacional Brasil-Espanha Maio 2011
                    Esta publicação, resultado de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente.

                                                                                        Visualizar.



Capacitação

Capacitações

Entre 2011 e 2016, a UFSC e o MMA celebraram a parceria que tinha como objetivo as “Adaptações e melhorias dos modelos numéricos incluídos no Sistema de Modelagem Costeira Espanhol (SMC), com a incorporação de bases de dados da costa nacional para criação de um Sistema de Modelagem Costeira para o Brasil (SMC-Brasil)”, difundindo-o para uma rede de agentes públicos beneficiários atuantes nesta porção do país.

Assim, nesta ação conjunta estão sendo obtidos produtos relevantes para melhoria da gestão litorânea como documentos e os cursos de utilização da ferramenta SMC – Brasil para os gestores que atuam neste território.

A partir de nova parceria entre MMA e UFSC, celebrada em 2017, com vistas ao uso correto de toda essa informação gerada e dada a complexidade do tema, foram oferecidas duas capacitações aos gestores costeiros com o intuito de que seja gerado conhecimento crítico suficiente para entender as limitações e reais possibilidades de aplicação desse estudo na análise das intervenções na linha de costa.

Dessa forma, essas capacitações das redes de gestores e pesquisadores públicos atuantes no litoral objetivaram à “Internalização do Conhecimento” adquirido entre 2011 e 2016, sendo que uma capacitação foi realizada em Florianópolis (SC), em julho, e outra em Natal (RN), no mês de dezembro, ambas em 2017.

Clique aqui para assistir às aulas

http://tvled.egc.ufsc.br/biblioteca/index.php?dir=SMC%20Brasil/

Projetos

Para segundo semestre de 2018 está previsto um curso do SMC na região Sudeste. Em breve maiores informações.


Fim do conteúdo da página