Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Erosão e Inundação Costeira

Publicado: Segunda, 07 Maio 2012 18:49 Última modificação: Quinta, 28 Julho 2016 15:32


Introdução

O SMC-Brasil (Sistema de Modelagem Costeira) é um pacote computacional (software) composto por metodologias de trabalho, modelos numéricos e bases de dados. A utilização de suas ferramentas permite estudos temporais de processos costeiros e quantificação das variações no litoral. Desta forma, a utilização da ferramenta SMC possibilita a construção de cenários sobre a dinâmica da linha de praia, fornecendo informações importantes para o planejamento e qualificação na tomada de decisões.

Ao pensar na zona costeira como um ambiente influenciado unicamente por ondas, marés e correntes marinhas, é natural e esperado que ocorra processos de avanço e recuo da linha de costa. Porém essa não é a única realidade da costa brasileira, espaço com 23,58% da população brasileira (CENSO IBGE, 2010).

Nela ocorre uma alta dinâmica associada à processos antrópicos que potencializam os efeitos da erosão, e causam sérios impactos sociais e econômicos, perceptíveis em várias áreas ao longo da costa, que tiveram seus contornos transformados ao longo do tempo, seja por meio da urbanização desordenada, ou por mera depredação ambiental.

Portanto, é necessário que sejam incorporadas às políticas de planejamento e ordenamento territorial os conhecimentos disponíveis sobre o tema, evitando o desperdício de recursos públicos e buscando amenizar questões relacionadas a vulnerabilidade ambiental, o risco à vida humana e manutenção do patrimônio.


III Seminário Internacional



                         III Seminário Internacional SMC-Brasil - Novembro de 2014
                             
O evento abriu a Jornada de Gerenciamento Costeiro e Planejamento Espacial Marinho que abordou assuntos variados relacionados com a gestão da Zona Costeira e Marinha, com base no intercâmbio de experiências nacionais e internacionais. Organizada e realizada pelo MMA, a Jornada iniciou dia 3 de novembro com o III Seminário Internacional de Sistema de Modelagem Costeira, seguido pelo Seminário Nacional do Gerenciamento Costeiro, dia 4 de nobembro, e a 50ª Sessão Ordinária do Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro (GI-Gerco) no dia 05 de novembro.

                                                          
                             Leia mais em:

                                  Relatório do Seminário Internacional: Planejamento Integrado do Espaço Marinho


Cursos:

Curso do Sistema de Modelagem Costeira de 19 a 23 de novembro em Vitória/ES.
Em breve mais informações.


Fim do conteúdo da página