ARPA

O maior programa de conservação de florestas tropicais do planeta.

GT de capacitação do Arpa define propostas para 2014

Na primeira reunião do Grupo de Trabalho de Capacitação do Arpa, que aconteceu nesta quarta-feira (16) em Brasília (DF), foram debatidas propostas para um Plano Emergencial de Capacitação para o último bimestre de 2013. O encontro teve o objetivo de discutir as bases para elaboração do Plano Estratégico de Capacitação do Arpa.

Daline Pereira, da Unidade de Coordenação do Arpa (UCP), ressaltou a importância de dar ênfase à aplicabilidade das ações propostas. Danielle Calandino, do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sugeriu que algumas capacitações sejam otimizadas pelo tempo que elas tomam. “Já está sendo feita uma avaliação do impacto dos cursos realizados, que pode nos ajudar a tomar decisões nesse sentido”, lembrou Helena Araujo, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A título de referência, Helena apresentou as ações de capacitação propostas no Plano Anual de Capacitação do ICMBio (PAC 2014), que incluem cursos em áreas técnicas, socioambientais, gerenciais, administrativas, entre outras.  “O de geoprocessamento é um dos mais pedidos pelos gestores”, lembrou a representante do ICMBio.

GT de Capacitação do Arpa reunido em Brasília. Foto: Fábia Galvão

Outra referência para o desenho do Plano Emergencial de Capacitação do Arpa, primeiro produto do grupo de trabalho, é o cenário apresentado pelo Relatório técnico-financeiro 2011-2012 do Arpa. Segundo o documento:
– Entre as UCs de grau I,  existe um déficit na execução das linhas de plano de manejo, implementação do plano básico de proteção e na formação de equipe técnica, o que sinaliza a necessidade de capacitações nessas áreas;
– Entre as UCs de grau II,  é necessário promover cursos que contribuam para o melhor funcionamento dos conselhos (gestão participativa), para a elaboração de planos de manejo, demarcação, sinalização, termos de compromisso para unidades de proteção integral, inventário de recursos naturais e monitoramento de indicadores biológicos ou sociais.

Propostas
Além das propostas apresentadas no Plano Emergencial, o grupo de trabalho definiu que vai apoiar iniciativas de fortalecimento das comunidades de ensino e aprendizado virtuais, indicar ações de capacitação que sejam recomendadas e identificar outras capacitações do mercado que suprem as lacunas dos gestores.

Também foi definido o cronograma de trabalho do grupo, que prevê o início da elaboração do plano anual de capacitação 2014 do Arpa para a 1ª semana de dezembro de 2013 e sua conclusão até 20 de janeiro de 2014, concomitante à conclusão do Plano Estratégico de Capacitação do ARPA, versão onde estarão definidas as políticas e diretrizes maiores do Plano.

Saiba mais
GT de Capacitação do Arpa
Formado por representantes da UCP, Funbio, WWF, ICMBio, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (SEMA-PA) e do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas (CEUC-AM), o grupo tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento da competência gerencial das equipes e de parceiros envolvidos com o planejamento e a gestão das UCs. Implementar no Arpa um plano estratégico de capacitação é a meta do grupo, apoiado pela consultora Cleani Marques. Acompanhe o trabalho do GT no site do Arpa: www.programaarpa.gov.br.

Apresentação: Plano Emergencial de Capacitação do Arpa

Plano Emergencial de Capacitação do Arpa

Comentários estão fechados.

Acompanhe

Receba a Newsletter

Carregando...Carregando...


Notícias

ler todas

Mapa das Unidades de Conservação

  • SEPN 505 Ed. Marie Prendi Cruz

    Bloco B - Sala 405

    CEP: 70730-540

    Brasília - DF

    Telefone.: +55 (61) 2028-2137

    Email: arpa@mma.gov.br

  • Programa ARPA. Site sob uma licença específica, seu conteúdo pode ser reproduzido desde que citada a fonte.