ARPA

O maior programa de conservação de florestas tropicais do planeta.

Situação atual

A Amazônia é maior floresta tropical do mundo e a mais biodiversa, sendo que sessenta por cento de seu território encontram-se em território Brasileiro.

A área total da Floresta Amazônica é estimada em mais 6 milhões de quilômetros quadrados, que abrangem todo norte do Brasil, o sul da Venezuela e Colômbia, e norte do Peru e Bolívia.

A Amazônia Legal, região definida pela Lei 5.173/66, abrange a totalidade dos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso e Tocantins e parcialmente o estado do Maranhão.

Em território amazônico, encontram-se densas florestas, savanas e florestas de igapó, permeadas pelos rios. De acordo com recentes levantamentos, a Amazônia abriga pelo menos 40.000 espécies de plantas, 427 de mamíferos, 1.294 de aves, 378 de répteis, 427 de anfíbios e cerca de 3.000 espécies de peixes. Seus rios comportam cerca de 20% da água doce do mundo e a floresta constitui importante estoque de gases responsáveis pelo efeito estufa.

As unidades de conservação apoiadas pelo Programa ARPA encontram-se nos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso e Tocantins.

Acompanhe

Receba a Newsletter

Carregando...Carregando...


Notícias

ler todas

Mapa das Unidades de Conservação

  • SEPN 505 Ed. Marie Prendi Cruz

    Bloco B - Sala 405

    CEP: 70730-540

    Brasília - DF

    Telefone.: +55 (61) 2028-2137

    Email: arpa@mma.gov.br

  • Programa ARPA. Site sob uma licença específica, seu conteúdo pode ser reproduzido desde que citada a fonte.